IFSP realiza 2ª audiência pública para implantação do Campus Guarujá
A segunda audiência pública para implantação do Campus Guarujá do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi realizada no dia 18 de setembro, na Escola Municipal 1º de Maio – espaço que abrigará a nova unidade. O encontro reuniu cerca de 250 pessoas, entre estudantes, professores, autoridades municipais, representantes da sociedade civil e da comissão de implantação.
Estiveram presentes, representando o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, e a diretora-geral do campus, Priscilla Najara.
Durante a audiência, foram apresentados dados institucionais, socioeconômicos e educacionais do município e da região administrativa de Santos, que ajudam a orientar a definição dos eixos tecnológicos e dos cursos a serem ofertados. Também foram expostos os resultados do questionário aplicado à comunidade, que apontaram maior interesse nas áreas de Controles e Processos Industriais, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Infraestrutura.
Além da discussão sobre os cursos técnicos futuros, a audiência trouxe novidades, como o anúncio realizado pela diretora-geral do campus, Priscilla Najara, sobre o início das obras de reforma da Escola 1º de Maio, que será adaptada para receber a estrutura do IFSP. Além disso, também foi divulgada a oferta dos primeiros cursos de formação inicial e continuada. A partir de outubro de 2025, o Campus Guarujá abrirá turmas gratuitas para os cursos de Pedreiro de Alvenaria e Cuidador de Pessoas Idosas, ambos com carga horária de 50 horas e abertos a toda a população.
As formações serão realizadas em parceria com o projeto Capacita em Rede (IFSULDEMINAS e CNBB), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, com aulas sediadas na Pastoral da Criança e no Centro de Formação Profissional (Camp) da cidade, localizado ao lado do futuro campus.
A data da próxima audiência pública ainda será definida e divulgada nos canais oficiais do IFSP. O processo segue com diálogo aberto junto aos arranjos produtivos locais para garantir que os cursos do novo campus estejam alinhados às vocações regionais, ao mundo do trabalho e às necessidades da comunidade.
Redes Sociais